Jornal Informativo do CRCBA 2020 #2

Publicado por Comunicação CRCBA em 18 de março de 2020

Completamos 2 anos de gestão e sentimos grande felicidade em perceber que os resultados de um trabalho sério, dedicado e honorífico geram frutos tão almejados para a nossa categoria. Projetamos a aquisição de uma nova sede para o Conselho, desejo antigo da classe e de gestões anteriores, e no final de 2019 conseguimos comprar um imóvel em nobre centro empresarial da capital baiana, que tem capacidade de oferecer o conforto e suporte que os profissionais contábeis merecem. O processo em si foi muito trabalhoso e consumiu tempo e energia, envolveu avanços e retrocessos avessos à nossa vontade e empenho, mas conseguimos. O CRCBA hoje é dono do 31º andar do CEO Salvador Shopping, espaço que envolve 16 salas comerciais e tem 558m², bem como de loja térrea localizada na entrada do edifício, com 163m². Estamos agora com os processos de licitação dos projetos de arquitetura e engenharia em andamento, para que possamos transferir as nossas instalações para o novo espaço o mais rápido possível, com eficiência e sustentabilidade. Essa grande conquista, somada a tantas outras, envolve o esforço de uma equipe muito determinada, composta por funcionários, conselheiros, delegados e colaboradores das comissões técnicas e de caráter institucional. Fazer um Conselho “Forte e Ativo em Defesa da Profissão” é uma tarefa árdua, e parte da premissa de agir com Governança. Nesse sentido, abraçamos o desafio do Sistema CFC/CRC’s de fortalecer os mecanismos de Governança e de Transparência, instituindo Comissão de Acompanhamento e Avaliação de Conduta, bem como o seu regimento. Publicamos guias importantes para que a sociedade tenha uma melhor noção do trabalho desempenhado, como nossa Carta de Serviços, Guia de Política e Governança, Plano de Gestão de Riscos, Plano Diretor de Tecnologia da Informação, dentre outros documentos em fase de produção. Profissional e sociedade têm acesso a essas informações em nosso site institucional e também em nosso Portal da Transparência, onde todos podem verificar detalhes da gestão do CRCBA. Temos que destacar também a ampliação dos acordos de cooperação mútua firmados, que hoje trazem à classe contábil descontos e benefícios em cursos de graduação, pós-graduação, de idioma e cursos livres, bem como em assistência médica e odontológica, sistemas contábeis e empresariais, dentre outros. Tudo isso foi possível graças à instituição dos Editais de Chamamento Público, que trazem lisura e transparência aos processos de seleção de empresas que desejam aderir a este importante projeto que concede benefícios aos profissionais contábeis registrados e em situação regular com o Conselho. Nesse sentido, também conquistamos importantes espaços de representatividade com convênios e parcerias com entes públicos diretamente ligados à atuação do profissional contábil. Com a realização de eventos de capacitação e audiências públicas, alcançamos grandes avanços junto à Receita Federal, Sefaz Bahia, Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo do Município de Salvador – SEDUR, Junta Comercial da Bahia – JUCEB, dentre outros. Nosso objetivo é ampliar essas ações, cada vez mais, para que a classe contábil figure com protagonismo nos debates e decisões que interferem nas nossas atividades. Buscamos tornar nossas atividades precípuas de Registro e Fiscalização da atividade contábil mais dinâmica e ágil. Com o registro imediato, a concessão do registro profissional passa a levar até 5 dias úteis para a sua liberação. E com a carteira digital, o profissional pode levar sua identificação profissional em seu aparelho smartphone. A Fiscalização digital, aliada a uma rotina estratégica de fiscalização in loco tem garantido que superemos as metas do Conselho Federal de Contabilidade e seja garantido um ambiente propício ao exercício regular da profissão contábil. Também temos firmado acordos de cooperação estratégicos para coibir a atuação de leigos e organizações sem o devido cadastro. Promovemos uma grande e variada programação de educação profissional continuada, com muitos cursos e palestras pontuados no Programa de Educação Continuada do CFC. Nestes primeiros dois anos de gestão, ultrapassamos a marca de 300 eventos realizados, dentre os quais podemos destacar a nossa belíssima Convenção de Contabilidade, que em sua décima quarta edição reuniu mais de 700 pessoas na capital baiana para debater o momento atual da nossa profissão – a Contabilidade 4.0. Nossa produção técnica e científica foi retomada com a publicação de duas edições da revista “Diálogo Contábil”, que traz reportagens, entrevistas e artigos muito enriquecedores para a classe contábil baiana. Essa publicação veio para brindar nossos profissionais e estudantes de Contabilidade com mais uma conquista alcançada em nossa gestão. Projetamos, agora, novos projetos e ações para o biênio 2020-2021, buscando sempre o fortalecimento e a valorização da nossa profissão. Desejo uma ótima leitura!

Contador Antonio Carlos Ribeiro da Silva
Presidente do CRCBA