Imposto de Renda Solidário


Neste Dia do Profissional da Contabilidade, o melhor presente é doar parte do Imposto de Renda devido às instituições sociais.

Este valor pode ser pago pelo cidadão deduzido do imposto a pagar ou sob a forma de Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) – limitado a 6% do Imposto Devido sobre a sua renda. Dessa forma, é possível destinar este valor aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e aos Fundos dos Direitos da Pessoa Idosa do país, do estado ou do município. Você pode também ajudar diretamente uma instituição de sua escolha, enviando o comprovante do pagamento e o DARF para o e-mail da mesma, juntamente com seus dados.

Veja, abaixo, o passo a passo para destinar parte do imposto de renda devido às instituições solidárias. É rápido e fácil!

PASSO 1

No programa da Declaração, clique no menu superior “Fichas”, selecione “Declaração”, “Doações Diretamente na Declaração” e escolha um dos fundos: “ECA” ou “Pessoa Idosa”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


PASSO 2

Clique em “Novo” e escolha o tipo de fundo que deseja ajudar (“Nacional”, “Estadual” ou “Municipal”) e determine o valor que deseja doar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


PASSO 3

Clique no menu superior “Declaração”, selecione “Imprimir” e “Darf – Doações Diretamente na Declaração” do fundo que deseja ajudar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


PASSO 4

Caso deseje colaborar com alguma instituição específica de seu município, envie o Darf e a cópia do pagamento para o e-mail da mesma, bem como os seus dados pessoais (nome completo, CPF, endereço e telefone) e a seguinte frase “Doação direcionada à(ao) NOME DA INSTITUIÇÃO ESCOLHIDA.

Parabéns por ajudar a quem mais precisa!